top of page
logo Mediato

Projeto 2020





OCUPAÇÃO DO COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA



Em 2020 realizamos um programa artístico-educativo para formação de plateia completamente virtual, permitindo melhor compreensão de aspectos estéticos, artísticos e conceituais ligados à área teatral. Foram realizadas ações visando estimular a sensibilização para a formação de novos públicos para o teatro, bem como para equipamentos culturais do DF, estimular a fruição e a difusão de uma obra artística; e diversificar o atendimento ao público.


Este programa foi voltado para estudantes e professores de escolas públicas. Todas as ações foram direcionadas a crianças que não são frequentadoras de espaços de arte, pois compreendemos que devemos estimular o desejo pela experiência e pelo debate estético desde a infância.


Em tempos de pandemia e distanciamento social o projeto aconteceu totalmente em ambiente virtual. Alcançamos um público de 4.257 pessoas na Live-espetáculo; mobilizamos 250 professoras de 17 escolas do DF. Segundo a Professora Ananda Tabosa de Córdova Falcão, a Mediato está de parabéns por proporcionar teatro às escolas em tempos de pandemia. Disse ainda que o bate-papo com artistas foi um sucesso e que o projeto está fazendo uma revolução no ensino remoto.



DINÂMICA DO PROJETO


A primeira etapa começou com o agendamento das escolas interessadas em acolher o projeto. Depois de agendada, a escola fez dois encontros virtuais com a equipe pedagógica da Mediato, para compreender a metodologia e a aplicação das atividades.


Em seguida, durante duas semanas, as turmas vivenciaram as atividades de sensibilização antes do encontro com o espetáculo teatral, para potencializar o processo de apreciação estética da obra.


Na semana subsequente professores e estudantes apreciaram o espetáculo Iara o Encanto das Águas, que aconteceu no dia 11/12 em duas sessões, às 10h e às 15h, ao vivo pelo canal do Youtube da Mediato. Depois do espetáculo, os artistas fizeram um bate-papo com os espectadores a partir das perguntas enviadas pelo chat.


As escolas agendadas receberam um material educativo em formato virtual para apoio pedagógico visando estimular o desdobramento com atividades educativas após o espetáculo.





bottom of page