logo Mediato

.





OCUPAÇÃO DO COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA


O objeto do projeto é a execução de um programa artístico-educativo para formação de plateia, permitindo melhor compreensão de aspectos estéticos, artísticos e conceituais ligados à área teatral. Serão realizadas ações que visem estimular a sensibilização para a formação de novos públicos para o teatro, bem como para equipamentos culturais do DF, estimular a fruição e a difusão de uma obra artística; diversificar o atendimento de público; criar meios para o desdobramento das atividades após o projeto e contribuir para a formação das professoras; por fim, incentivar o respeito e a valorização à diversidade cultural brasileira.


Este programa educativo consiste na realização de atividades pedagógicas com estudantes e professores de escolas públicas. Todas as ações deste projeto são direcionadas a crianças que não são frequentadoras de espaços de arte, pois compreendemos que devemos estimular o desejo pela experiência e pelo debate estético desde a infância. A formação de plateia passa necessariamente pelo estímulo sensível de espectadores na mais tenra idade.

Em tempos de pandemia e distanciamento social iremos realizar uma Mediação-Jogo (completamente virtual), isto é, uma gamificação* do serviço artístico-pedagógico, no intuito de continuar o importante trabalho de formar novos públicos para o teatro, e sobretudo garantir o acesso democrático aos bens culturais.


* Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos participantes.

DINÂMICA DO PROJETO

Nesta edição o projeto acontecerá totalmente em ambiente virtual.


A primeira etapa começa com o agendamento das escolas interessadas em acolher o projeto. Depois de agendada, a escola fará dois encontros virtuais com a equipe pedagógica da Mediato, o primeiro é mais geral para entender o funcionamento do projeto; e o segundo será sobre a metodologia, para instruir acerca da aplicabilidade das atividades.


Em seguida, durante duas semanas entre novembro e dezembro, as turmas vão vivenciar as atividades de sensibilização antes do encontro com o espetáculo teatral, para potencializar o processo de apreciação estética da obra.


Na semana subsequente professores e estudantes apreciarão o espetáculo Iara o Encanto das Águas, que acontecerá no dia 11/12 em duas sessões, às 10h e às 15h, ao vivo pelo canal do Youtube da Mediato. Depois do espetáculo, os artistas farão um bate-papo com os espectadores a partir das perguntas enviadas pelo chat.


As escolas agendadas receberão um material educativo em formato virtual que servirá de apoio pedagógico para estimular o desdobramento com atividades educativas após o espetáculo.


Perguntas Frequentes




Posts recentes

Ver tudo

Desfrutar de uma obra teatral não é um talento natural, é uma conquista cultural.

Prof. Dr. Flávio Desgranges

mediato.art@gmail.com 

(61)  99124-3531

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle