logo Mediato

Perguntas Frequentes

O que é a Mediato?

Mediato é uma iniciativa de mediação artístico-cultural que promove encontros entre o público e a Arte. Nosso propósito é conectar estudantes às experiências que integrem arte, cultura e cidadania. Em 9 anos de existência a Mediato já foi ponte para mais de 10 mil estudantes conhecerem o Teatro de maneira inventiva e sensível, além de mediar diversas exposições de Artes Visuais e experiências de Educação Patrimonial para mais de 27 mil estudantes de todas as idades.

 

 

Como vai acontecer a edição Mediato #ocupaplanaltina?

A 6ª edição do projeto, aprovado pela linha FAC Ocupação, recebeu o nome de Mediato #ocupaplanaltina e acontecerá em Planaltina. O projeto vai conectar escolas, espetáculo teatral e espaço cultural. As sessões on-line do espetáculo Iara o Encanto das Águas acontecerão no Complexo Cultural de Planaltina DF. E para sensibilizar o público, serão realizadas ações de mediações (virtuais) para cerca de 1620 alunos-espectadores de escolas públicas da região. Além de atividades formativas para os professores.

 

 

COMO FOI FEITA A ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO PARA EXECUTAR O PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DO COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA?

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa abriu em 14 de junho de 2019 inscrições para o FAC-Ocupação 02/2019. Os interessados tiveram até o dia 25 de julho de 2019 para formalizarem suas propostas. Ao todo, foram investidos R$7,7 milhões em pelo menos 106 projetos.

A análise técnica e de mérito cultural dos projetos foi realizada por comissões de julgamento específicas, conforme publicado em 13 de junho de 2019, no Diário Oficial do Distrito Federal. A seleção foi feita por pareceristas credenciados, conforme prevê o Art. 38 do Decreto nº 38.933, de 15 de março de 2018.

O Edital pode ser acessado clicando aqui:  http://www.fac.df.gov.br/?p=19175

 

 

QUAL INSTITUIÇÃO FOI SELECIONADA PELA SECRETARIA DE CULTURA PARA EXECUTAR O PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DO COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA?

A instituição selecionada foi a Mediato coordenada por duas profissionais, que atuam nos setores de arte e educação. Arlene von Sohsten e Luênia Guedes são especialistas em mediação o que permite o domínio técnico na criação de metodologias inovadoras na aproximação e formação de público para a experiência com a arte. Importante dizer que este trabalho de arte-educação (chamado de mediação) é precursor na Região Centro Oeste no campo do teatro. A mediação de espetáculos cênicos é um serviço comum em alguns países como a França, mas ainda incipiente no Brasil.

A Mediato é uma iniciativa de mediação artístico-cultural que propõe aproximar a arte da vida das pessoas e contribuir para a formação de uma sociedade mais  sensível e crítica, capaz de inventar um mundo melhor. Com este propósito já atendeu mais de 37 mil estudantes de diversas idades. Da linguagem teatral já aproximou 11.622 estudantes, de 51 escolas, de 12 regiões do Distrito Federal.

Mais informações sobre a Mediato podem ser obtidas em:

https://www.mediato.art.br/

 

 

QUAL O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO SELECIONADO?

O Termo de Ajuste nº 130/2020, foi assinado em 17 de março de 2020; em função das contingências de enfrentamento da pandemia da COVID 19, o Projeto foi reescrito e aprovado novamente pelo Conselho de Cultura em 01/10/2020, ficando sua execução para o período de outubro de 2020 a dezembro de 2020.

 

 

QUAL O OBJETO DO  PROJETO MEDIATO DIÁLOGO COM ESPECTADORES SELECIONADO PELA SECRETARIA DE CULTURA PARA EXECUTAR O PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DO COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA? 

O objeto do projeto é a execução de um programa artístico-educativo para formação de plateia, permitindo melhor compreensão de aspectos estéticos, artísticos e conceituais ligados à área teatral. Serão realizadas ações que visem estimular a sensibilização para a formação de novos públicos para o teatro, bem como para equipamentos culturais do DF, estimular a fruição e a difusão de uma obra artística; diversificar o atendimento de público; criar meios para o desdobramento das atividades após o projeto e contribuir para a formação das professoras; por fim, incentivar o respeito e a valorização à diversidade cultural brasileira.

Este programa educativo consiste na realização de atividades pedagógicas com estudantes e professores de escolas públicas. Todas as ações deste projeto são direcionadas às crianças que não são frequentadoras de espaços de arte, pois compreendemos que deve-se estimular o desejo pela experiência e pelo debate estético desde a infância. A formação de plateia passa necessariamente pelo estímulo sensível de espectadores na mais tenra idade.

Em tempos de pandemia e distanciamento social iremos realizar uma  Mediação-Jogo (completamente virtual), isto é, uma gamificação* do serviço artístico-pedagógico, no intuito de continuar o importante trabalho de formar novos públicos para o teatro, e sobretudo garantir o acesso democrático aos bens culturais.

* Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos participantes.

 

Como fazer o agendamento?

As escolas interessadas poderão se inscrever via formulário disponível no site (link). Depois do pré-agendamento, nossa equipe entrará em contato  para confirmar a participação no projeto.

 

Qual o público alvo desta edição?

Escolas públicas da Região Administrativa de Planaltina-DF, que atendam estudantes do 4º ao 7º ano.

 

Como acontecem as mediações?

Nesta edição as mediações acontecerão de modo virtual. Serão disponibilizadas atividades artístico-pedagógicas para que professores e professoras apliquem com suas turmas durante 2 semanas ante do espetáculo.

 

Qual o espetáculo da edição #ocupaplanaltina?

Iara o Encanto das Águas da Cia Lumiato.

Sinopse: Um Índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. Inspirado na lenda da Iara e utilizando a linguagem do teatro de sombras contemporâneo, o espetáculo busca sensibilizar o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

Que dia e horário acontece o espetáculo? O espetáculo acontecerá em duas sessões no dia 11/12 às 10h e às 15h.

 

Onde acontecerá o espetáculo?

No canal do Youtube da Mediato: https://www.youtube.com/channel/UC703xLFzonUvhTgx5XscZmA

O espetáculo ficará gravado?

Não, será uma apresentação ao vivo.

Qual o público total atendido?

Pretende-se atender pelo menos 1620 estudantes pelo agendamento de escolas públicas de Planaltina somado ao público espontâneo.

Quais os materiais pedagógicos disponibilizados pelo projeto? Serão disponibilizados recursos audiovisuais com atividades artístico-pedagógicas  para as escolas agendas no projeto.

A escola precisa pagar alguma taxa? Não, esta ação é patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Alguma atividade acontecerá de modo presencial? Não, respeitando as orientações das organizações de saúde as atividades aconteceram em modo virtual. 

 

 

QUEM SÃO OS COLABORADORES  DA MEDIATO QUE PARTICIPAM DO PROJETO?

ARLENE VON-SOHSTEN

Coordenação Geral

 

LUÊNIA GUEDES

Coordenação Pedagógica

 

MAXIMINO MORAIS LAGE

Coordenação de Comunicação (mobilização e difusão)

 

PATI REIS

Designer Gráfico

 

Thaís Mallon

Foto e vídeo

 

 

QUAIS OS  CONTATOS DO  PROJETO MEDIATO DIÁLOGO COM ESPECTADORES?

A equipe da Mediato pode ser acessada por meio de suas  redes sociais e e-mails:

INSTA @mediato.art                  

FACE  @MediatoDialogocomEspectadores               

SITE   www.mediato.art.br       

Youtube  Mediato

E-mail:  mediato.art@gmail.com

Telefone: (61)  99124-3531 e (61) 99186-3718

Desfrutar de uma obra teatral não é um talento natural, é uma conquista cultural.

Prof. Dr. Flávio Desgranges

mediato.art@gmail.com 

(61)  99124-3531

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle