logo Mediato

SOBRE

Mediato é uma iniciativa de mediação cultural que promove encontros entre o público e a Arte, criando uma experiência artístico-educativa que visa sensibilizar e aproximar as pessoas das obras artísticas.

Em 10 anos de existência a Mediato já foi ponte para mais de 40 mil espectadores conhecerem o teatro de maneira inventiva e sensível, além de mediar diversas exposições de Artes Visuais para estudantes de todas as idades. 

A MEDIAÇÃO:

Estimula o pensamento crítico; 

....................................


Aproxima o público da linguagem teatral; 

O nosso trabalho se assemelha a um plantio. Para que uma semente possa germinar, ela precisa de um terreno fértil.

 

Nosso objetivo é, portanto, criar as melhores condições, por meio da mediação, para que esse solo esteja cuidado e preparado para a germinação da semente, que, neste caso, é a experiência com a arte.

PRÉ

ESPETÁCULO

DESCOBRIR 

SENSIBILIZAR

passe o mouse

Na mediação pré-espetáculo (momento que acontece antes da peça teatral) criamos uma experiência personalizada para cada obra, passando por práticas corporais, criação de narrativas, jogos cênicos, experimentação de materiais diversos e invenção de histórias, com o objetivo de ampliar os sentidos do espectador para a obra.

Eduarda Barbosa (Estudante)

Aprender é sinônimo de vivenciar.

Na mediação pós-espetáculo (encontro depois da peça), abrimos espaço para a reflexão e para a produção de novos conhecimentos sobre si e o mundo a partir da relação com a obra teatral. Um momento protagonizado pela expressão criativa do espectador.

Gratificante ver as emoções

e os relatos.

Mariana Jaculi (Professora de Artes e Coordenadora pedagógica)

PÓS

ESPETÁCULO

REFLETIR

CRIAR

passe o mouse

QUEM FAZ
O MEDIATO ACONTECER?
ArleneSohsten.png
ArlenevonSohsten

Arlene von Sohsten

COORDENADORA

É mestre em Artes Cênicas pela UnB e pesquisadora independente na área de recepção teatral e estética. Após vasta experiência com projetos educativos para Museus e galerias de Arte em Brasília, decidiu criar algo semelhante para o teatro, e fundou, em 2014, o Mediato, como aplicação prática da pesquisa desenvolvida. Desde o mesmo ano atua, também, como professora de Artes Cênicas e Visuais na educação básica. 

DanieleDumoulin.png

É licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais. Por mais de cinco anos foi mediadora cultural nos principais espaços culturais de Brasília. É ilustradora e criadora de foto-livros e zines. Está no Mediato desde a sua criação, acompanhando de perto o trabalho dos mediadores nas escolas.

Danielle Dumoulin

SUPERVISORA

LueniaGuedes.png
Luênia Guedes.jpg

Luênia Guedes

ARTISTA-EDUCADORA

Multi-artista brasiliense. Mestranda e Licenciada em Artes Cênicas pela UnB. Suas investigações surgem nas relações do corpo consigo, com o outro e com o mundo. Sua prática transita entre fronteiras do teatro e técnicas experimentais em artes cênicas, e se apoia em metodologias híbridas e sensíveis ao cotidiano, suas relações e afetos. É membro-fundadora do Coletivo ENTREVAZIOS e faz parte do Projeto Crianças Protagonistas: Artes Cênicas e Diversidade Cultural na UnB, coordenado pela Profª Drª. Luciana Hartmann.

COLABORARAM COM O MEDIATO: