top of page
logo Mediato

Projeto 2021

Olá professor/a,


Aqui você vai encontrar as atividades de mediação para o espetáculo Iara o Encanto das Águas, obra apresentada na 8ª edição do projeto Mediato Diálogo com Espectadores. Neste ano preparamos um material educativo que se adapta ao ambiente presencial e virtual.


Nossa metodologia está dividida em dois momentos: antes e depois do espetáculo.


Antes - DESCOBRIR e SENSIBILIZAR

Depois - REFLETIR e CRIAR


Preparamos um plano de aula com atividades prontas para você aplicar com seus alunos



Baixe o plano de aula aqui:


Plano de aula - teatro de sombras
.pdf
Download PDF • 340KB

Baixe o Material para estudantes aqui:

Material do aluno - colorido
.pdf
Download PDF • 1.10MB

Material do aluno - PB
.pdf
Download PDF • 5.77MB

Baixe o Material para professores aqui:

Material professores
.pdf
Download PDF • 1.77MB

Veja como funciona:

ANTES DO ESPETÁCULO


Antes do encontro com a obra, as atividades propostas vão sensibilizar e aguçar a descoberta da linguagem e do tema do espetáculo (teatro de sombras e cultura indígena) .


Encontro 1 - Experimentando o teatro de sombras




Encontro 2 - Construindo personagens para o teatro de sombras



DEPOIS DO ESPETÁCULO


Depois do espetáculo é o momento de refletir sobre a obra e recriar narrativas a partir da experiência com o teatro.


Encontro 3 - Fazendo teatro de sombras



Materiais Complementares


Se optar por fazer a mediação completamente virtual poderá baixar o jogo-mediação: 3 pistas em formato de imagens para serem enviadas por mensagem ou postadas no ambiente virtual.


Baixe o JOGO-MEDIAÇÃO aqui:


Jogo-mediação
.zip
Download ZIP • 7.43MB

Anota na AGENDA!

O espetáculo será transmitido pelo canal de youtube da Mediato no dia 26/11/21 às 10h e às 15h, seguido de bate-papo com os artistas.

*Teremos acessibilidade em Libras.


 

Saiba mais sobre o projeto a seguir.


Mediato teatro de sombras


A oitava edição do projeto Mediato Diálogo com Espectadores chega para dar continuidade ao inovador trabalho de formação de público para as artes da cena que a Mediato desenvolve desde 2014. Apesar de trabalhar com mediação artística desde 2010, é a partir de 2014 que a iniciativa começa o trabalho precursor de mediação teatral. Desde então já foram mais de 50 mil estudantes que se aproximaram da linguagem artística de forma sensível, prática e reflexiva.


O projeto foi adaptado ao contexto das escolas e oferece uma edição híbrida. As instituições inscritas no projeto terão acesso a uma série de atividades adaptadas ao formato virtual e presencial. Dentre elas podemos destacar o jogo-mediação, uma versão virtual de sensibilização e preparação para ser aplicado antes do encontro com a obra teatral. Também será oferecido um plano de atividades presenciais, e duas cartilhas de materiais complementares: uma para professora e outra para os estudantes, além disso, as primeiras 10 escolas que se inscreveram receberão um kit com materiais para trabalhar o teatro de sombras em sala de aula.



IARA O ENCANTO DAS ÁGUAS - DIA 26/11/21



Todas as ações do projeto são para garantir que a experiência com a obra - que nesta edição é o premiado espetáculo Iara o Encanto das Águas, da Cia Lumiato - seja a mais positiva possível. E que além de acesso à obra também se desperte o gosto pela arte e o pensamento crítico. Para esta edição a companhia teatral preparou uma versão adaptada à linguagem audiovisual; a obra será transmitida pelo canal do YouTube da Mediato e terá um bate-papo com os artistas após o espetáculo: um momento muito esperado de troca entre os estudantes e os artistas. As duas sessões acontecerão no dia 26/11 às 10h e às 15h, com acessibilidade em libras. Para participar é necessário apenas fazer o agendamento da instituição. Todas as atividades são gratuitas.



Requisitos para participação:


- Atender de 3º a 7º ano do Ensino Fundamental;

- Ser escola pública;

- Ter disponibilidade para acolher as atividades do projeto;



Quer oferecer uma experiência artística, educativa para a sua escola?







bottom of page