PERGUNTAS FREQUENTES
FAQ - Produtores Culturais
Perguntas frequentes para quem quer cadastrar um evento
O que a Mediato Conecta oferece para o meu evento?
A Mediato Conecta oferece:
1. Divulgação do seu evento cultural para cerca de 2000 professores de mais de 100 escolas do Distrito Federal;
2. Agendamento de grupos de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para a sua exposição, espetáculo ou outro evento cultural;
3. Transporte sem custo para instituições públicas de ensino da educação básica (sujeito à disponibilidade);
4. Preparação do público antes da visita com materiais educativos; e
5. Interpretação em libras para público surdo mediante agendamento.
Quais são as contrapartidas necessárias para acessar os benefícios da Conecta?
Para participar da Conecta, o Promotor Cultural precisa cumprir os seguintes requisitos obrigatórios:
1. Ter um evento cultural, preferencialmente exposições temporárias ou acervo permanente, que possa receber grupos de no mínimo 40 pessoas.
2. Dispor de uma equipe educativa ou artística para realizar a mediação com os grupos (obrigatória para exposições, não obrigatória para eventos de teatro).
3. Promover a divulgação do link do evento em redes sociais, grupos de WhatsApp e demais canais de comunicação disponíveis da produção do evento cultural.
4. Enviar fotos dos grupos recebidos no evento.
5. Emitir uma declaração constando o quantitativo de público atendido, ao final de cada mês ou do evento.
6. Garantir que os espaços culturais estejam preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida, com rampas, corrimão, piso tátil, banheiro adaptado e elevador.
Requisitos desejáveis: Eventos, exposições e/ou obras voltadas para cultura brasileira, sustentabilidade, equidade de gênero, Arte produzida por mulheres e produção de artistas locais.
Como a Mediato Conecta funciona?
Para os profissionais da educação é um meio de encontrar os melhores eventos da cidade, agendar de modo simples e ainda solicitar transporte gratuito para sua instituição. Para os promotores de evento é um modo prático e eficiente de divulgar seu evento para um amplo público, mais de 1 mil professores cadastrados, e garantir seu público de modo organizado.
Veja o funcionamento neste vídeo de 1 min.
Para produtores culturais: clique aqui.
Para professores: clique aqui.
É gratuito?
Sim.
O que o projeto não oferece?
A Mediato Conecta não oferece os seguintes serviços:
- Gestão de transportes que não fazem parte do projeto Conecta.
- Fornecimento de dados de usuários, em respeito à política de privacidade e à LGPD.
- Coleta de documentos com as escolas ou instituições atendidas. (Este serviço pode ser contratado à parte).
- Envio de materiais específicos para as escolas ou instituições atendidas. (Este serviço pode ser contratado à parte).
Como faço para participar?
1. Faça login na plataforma https://conecta.mediato.art.br/ como “Promotor de Evento”;
2. Cadastre o seu evento.
3. Disponibilize a agenda, ou seja, cadastre os dias/horários que a sua equipe, ou você, poderá receber os grupos escolares agendados.
Já fiz o meu login. Onde subo o evento?
Entre na plataforma. Cadastre-se. Depois clique em “MEUS EVENTOS” e “ADICIONAR EVENTO”.
O que preciso para cadastrar um evento?
Título; release; uma foto; endereço completo com CEP do local do evento; classificação indicativa; recursos de acessibilidade arquitetônica, datas e horários disponíveis para agendamento.
Todas as informações sobre o evento, que são disponibilizadas para escolas e professores, são as informações fornecidas no descritivo do evento por você, Promotor Cultural. Por isso temos três dicas especiais:
1. Escolha uma foto ilustrativa e atrativa. De preferência sem texto, pois pode ficar cortado.
2. Use o campo de descrição do evento para criar um texto voltado para o público escolar (foco do agendamento) contendo informações precisas sobre a temática do espetáculo/ exposição, público alvo, duração, dentre outras informações que são necessárias para o professor selecionar os alunos e prepara-los.
3. Verifique com exatidão a classificação indicativa.
Posso colocar classificação indicativa Livre?
No Brasil, a classificação indicativa de eventos culturais é regulamentada por normas e leis que visam proteger crianças e adolescentes, garantindo que os conteúdos sejam adequados à faixa etária do público.
Os promotores culturais são legalmente responsáveis por informar corretamente a classificação indicativa dos eventos, conforme a Constituição Federal (art. 21, XVI), o Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 74 e 75) e o Decreto nº 11.086/2022. É obrigatório divulgar a classificação de forma clara em materiais promocionais e na entrada do evento, protegendo crianças e adolescentes de conteúdos inadequados. O descumprimento dessas normas pode gerar sanções administrativas, civis e criminais, sendo fundamental a avaliação dos conteúdos e, quando necessário, consulta ao Ministério da Justiça.
Se eu me cadastrar, o evento já fica visível no site?
Não. Faremos análise de todos os eventos cadastrados e daremos retorno dentro do prazo divulgado no chamamento.
Até quando posso me inscrever para concorrer aos benefícios da CONECTA?
Os eventos culturais podem ser cadastrados ao longo de todo o ano. Mas para garantir os benefícios da Conecta pedimos que os eventos sejam cadastrados até 31 de setembro de 2025.
Como saberei se o meu cadastro/evento foi aceito?
A nossa equipe entrará em contato caso seja necessário algum ajuste. O contato será feito por meio dos dados fornecidos no momento do cadastro (e-mail ou telefone). Após a aprovação do evento ele será publicado e um e-mail de confirmação será enviado com o link do evento no ar. Verifique sua caixa de spam para garantir que está recebendo nossas comunicações. Pedimos um prazo de até 30 dias para avaliação e aprovação do evento.
O que posso escrever no descritivo do evento?
Imagine que está divulgando para o público-alvo deste chamamento: escolas de Educação Básica do Distrito Federal. Acrescente detalhes, dicas importantes para o público.
Quantos ônibus gratuitos o meu evento vai ganhar?
Caso seu evento seja contemplado com este recurso, o quantitativo será definido a partir de critérios do projeto, como localização do evento, regiões previstas para atendimento e outros critérios internos do projeto.
Quantos dias/horários devo disponibilizar?
Este número deve ser definido de acordo com a capacidade de atendimento da sua equipe educativa e/ou artística ou da capacidade do equipamento cultural.
A partir de qual dia posso disponibilizar agenda?
Sugerimos que a primeira agenda seja disponibilizada com no mínimo 45 dias de antecedência. Assim a nossa equipe terá tempo para divulgar e agendar grupos para o seu evento após a aprovação.
Posso escolher a faixa etária do grupo?
Sim. Desde que esteja dentro deste segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Sugerimos que escreva a faixa etária adequada no descritivo do seu evento.
Quando vou saber se meu evento vai receber os benefícios da CONECTA?
Pedimos um prazo de até 30 dias para avaliação e aprovação do evento.
Como vocês vão preparar o público antes da visita?
Nossa equipe pedagógica preparou materiais educativos com jogos, atividades e informações relacionadas à Educação Patrimonial e aos equipamentos culturais do DF, visando sensibilizar e preparar o público para o passeio cultural. Veja os materiais clicando aqui.
Como acompanhar o progresso dos agendamentos no meu evento?
Você pode acompanhar pelo painel de controle da plataforma. Acesse sua conta e clique em Meus Agendamentos.
Como o público vai acessar o meu evento?
O público poderá acessar seu evento na página inicial ou buscando por categoria, exemplo: Exposições, Teatro, Dança etc. Nós vamos promover divulgação para o público escolar visando alcançar mais grupos para lotar o seu evento. Por isso, cadastrar o seu evento com antecedência é fundamental.
Preciso adiar meu evento. O que devo fazer?
Verifique se seu evento já possui agendamentos, caso não haja basta editar as informações no seu painel de controle. Se houver agendamentos no dia, não será possível realizar a mudança. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento via WhatsApp.
Preciso cancelar meu evento. O que devo fazer?
Se não houver agendamentos no dia que pretende cancelar, você poderá excluir e modificar livremente. Caso haja algum agendamento no dia que pretende cancelar não será possível realizar a exclusão da data ou do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento via WhatsApp.
Preciso falar com os participantes do meu evento. Como faço?
De acordo com os Termos e Condições de Uso da Mediato Conecta, os dados dos participantes não são compartilhados com terceiros, em conformidade com a legislação vigente sobre privacidade e proteção de dados (LGPD). Para se comunicar com os participantes, recomendamos que todas as informações relevantes sejam inseridas na descrição do evento na plataforma, garantindo que os participantes tenham acesso aos detalhes necessários antes da visita.
Preciso solicitar documentos, declarações e outras informações aos responsáveis pelo agendamento/instituição, como posso avisá-los?
De acordo com a LGPD, não podemos fornecer os dados dos usuários. Existem algumas opções para atender à demanda de coleta de documentos. a) no dia do evento você pode solicitar estes documentos diretamente e pessoalmente para o professor, ou pessoa responsável pelo agendamento. Neste caso, a nossa equipe não poderá se responsabilizar pela solicitação ou posterior coleta de documentos. b) O trabalho de coleta de documentos pode ser feito pela nossa equipe como um serviço contratado à parte. Se tiver interesse, entre em contato com o nosso atendimento pelo e-mail conecta@mediato.art.br e solicite um orçamento com antecedência. Neste caso, o serviço precisa ser contratado antes do início dos agendamentos.
Por que o projeto é gratuito?
A Mediato Conecta se mantém gratuita para o usuário final porque recebe recursos de financiamento público. O projeto recebe o patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia. O projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Sua dúvida não foi respondida nesta página?
Mande um e-mail para conecta@mediato.art.br
Faça seu cadastro agora mesmo e aproxime mais escolas da arte! Clique aqui!
FAQ - Profissionais da Educação
Perguntas frequentes para quem quer agendar um grupo
Como a Mediato Conecta funciona?
Para os profissionais da educação é um meio de encontrar os melhores eventos da cidade, agendar de modo simples e ainda solicitar transporte gratuito para sua instituição. Para os promotores de evento é um modo prático e eficiente de divulgar seu evento para um amplo público, mais de 1 mil professores cadastrados, e garantir seu público de modo organizado.
Veja o funcionamento neste vídeo de 1 min.
Para produtores culturais: clique aqui.
Para professores: clique aqui.
O que a Mediato Conecta oferece para o meu grupo?
A Mediato Conecta oferece:
1. Uma curadoria de eventos culturais gratuitos de diversos equipamentos de cultura do DF, incluindo Exposições de Artes Visuais, Teatro, Cinema, Circo, Experiência com a Cidade e Oficinas.
2. Agendamento simplificado por meio da plataforma online CONECTA.
3. Transporte sem custo para instituições públicas de ensino da educação básica (sujeito à disponibilidade);
4. Materiais educativos para preparar e sensibilizar seus alunos (ou seu grupo) antes da visita.
5. Interpretação em libras para público surdo mediante agendamento.
Quais são as contrapartidas necessárias para acessar os benefícios da Conecta?
Não são solicitadas contrapartidas dos professores ou responsáveis pelo agendamento de grupos. No caso do recebimento do transporte sem custo é obrigatório o uso completo do recurso, ou seja, capacidade máxima do ônibus.
É gratuito?
Sim.
Como posso saber se o conteúdo do evento cultural está adequado à faixa etária dos meus alunos?
Cada evento na plataforma Mediato Conecta possui uma descrição com informações sobre o conteúdo e a faixa etária recomendada. Recomendamos que, ao agendar, verifique esses detalhes para garantir a adequação para os seus alunos. A classificação indicativa é de responsabilidade do promotor do evento, único responsável pelas informações disponibilizadas.
Preciso do transporte sem custo. Como solicitar?
O transporte sem custo está disponível exclusivamente para grupos de escolas públicas. Na descrição de cada evento cultural na plataforma, você pode verificar para quais regiões do DF o transporte está disponível. Para ser avisado quando houver disponibilidade para sua região, mantenha seus dados atualizados na plataforma e acompanhe nossos e-mails.
E se não tiver transporte para a minha região?
Nós trabalhamos bastante para atender todas as escolas públicas do DF com transporte gratuito, independentemente da região administrativa. No entanto, nosso projeto funciona apenas com recursos de leis de incentivo à Cultura. Assim, nossas demandas precisam ser submetidas e aprovadas pelo Governo do Distrito Federal, que define as prioridades via instrumentos de fomento, usando critérios próprios. Mas não desanime! Mantenha seus contatos atualizados na nossa plataforma e te avisaremos assim que houver transporte disponível para sua região.
Não consigo acessar a plataforma com o meu Gmail.
Acesse o site: conecta.mediato.art.br pelo seu navegador padrão do celular/computador. Quando você tenta acessar pelo link direto do Instagram pode acontecer esse erro.
Não consigo fazer meu cadastro na plataforma.
Entre em contato com nosso atendimento para buscar ajuda.
Posso realizar o agendamento por telefone ou e-mail?
Não. Agende sua visita com antecedência por meio da plataforma Mediato Conecta.
Agendei na plataforma Conecta, mas não entendi quais são as próximas etapas.
O agendamento já está confirmado. O produtor do evento recebeu em tempo real o seu agendamento. Você receberá um e-mail de lembrete. Agora é só preparar o grupo para a experiência cultural.
Haverá alguém nos esperando no evento?
Observe no descritivo do evento quais são os recursos oferecidos. Alguns oferecem visita mediada por educador, material educativo, dentre outros.
O meu grupo tem mais integrantes do que o limite da vaga que eu agendei. Não poderemos realizar a visita?
O limite estipulado pelo promotor do evento é pensado a partir do espaço físico da atividade, dos materiais disponíveis e dos recursos humanos disponíveis. É muito importante que esse limite seja respeitado para o melhor aproveitamento da atividade.
O que acontece se eu me atrasar para o meu horário?
Sugerimos que organize o grupo para chegar com 10 minutos de antecedência. Cada evento tem as suas próprias regras de tolerância com relação a atrasos. Não poderemos garantir a realização da experiência cultural caso haja atraso.
Se eu não agendar, posso visitar mesmo assim?
Cada evento possui sua própria dinâmica de atendimento que envolve recursos disponíveis de espaço para a atividade, materiais e recursos humanos. Sugerimos que não visite espaços culturais com grupos sem agendamento. O agendamento permite ao Espaço se preparar para receber você e o seu grupo.
Meu grupo tem menos pessoas do que o quantitativo indicado no evento. Não posso agendar?
Pode sim. Mas lembre-se, o quantitativo para a visitação é definido de acordo com as condições de atendimento de cada evento. Para otimizar recursos é importante observar esta indicação. Em caso de recebimento de transporte sem custo, é obrigatório o uso completo das vagas de transporte.
Estou tentando agendar uma visita, mas o meu horário de interesse não está disponível.
Observe se há um link de lista de espera na descrição do evento. Se não, entre em contato com nosso atendimento pelo WhatsApp e solicite a entrada na lista de espera do evento.
Preciso cancelar minha visita, não poderei cumprir meu horário agendado. Como faço para avisar?
Os cancelamentos são permitidos com 7 dias de antecedência. Em todos os casos, pedimos que entre em contato conosco pelo WhatsApp.
Não consegui cancelar o meu agendamento com 7 dias de antecedência, o que vai acontecer?
Conforme previsto nos Termos de Uso da Plataforma Mediato Conecta, o cancelamento não será permitido. O descumprimento dessa regra pode impactar futuras solicitações de agendamento na plataforma. Caso haja recurso de transporte gratuito envolvido no agendamento não comparecido, o usuário e a escola ficarão impossibilitados de solicitar transporte gratuito.
Qual é o número máximo ou mínimo de vagas/ingressos que posso solicitar no agendamento?
Na descrição de cada evento estará indicado o limite máximo de pessoas por agendamento. O ideal é levar o quantitativo indicado visando aproveitamento dos recursos.
Preciso trocar a data e/ou horário do meu agendamento. Como devo proceder?
Damos o prazo de até 7 dias antes da data marcada para esse tipo de alteração. Contudo, pedimos que as trocas sejam evitadas, porque dificilmente conseguiremos agendar um novo grupo dentro do curto prazo para a vaga. É importante lembrar que existem muitos recursos aplicados para garantir uma vaga. Se mesmo assim precisar cancelar, verifique se a nova data e horário estão disponíveis, faça o novo agendamento na plataforma e solicite o cancelamento via WhatsApp da vaga anterior.
Como faço para acompanhar a agenda de eventos e me programar com antecedência?
Mantenha o seu melhor e-mail cadastrado na plataforma. Mandaremos a programação mensal por lá. Inclusive quando chegarem novos recursos de transporte sem custo.
A plataforma avisou que chegariam informações por e-mail, mas não chegou na minha caixa de entrada.
Às vezes acontece de o e-mail estar na caixa "todos os e-mails" ou ir para o spam. Caso não tenha resolvido, entre em contato conosco pelo WhatsApp.
É possível realizar a visita com grupos que não são de escolas ou instituições de ensino?
Sim. Qualquer grupo pode fazer o agendamento.
Estamos aguardando o transporte que ainda não chegou. Com quem posso falar para resolver?
Se o transporte for oferecido pela plataforma Mediato Conecta, pode entrar em contato com nosso atendimento pelo WhatsApp 61 99885-9528.
Colégio particular também pode agendar?
Sim, com certeza. A nossa missão é aproximar a arte da vida das pessoas. Qualquer pessoa responsável por um grupo pode realizar agendamentos.
Como saberei que a visita está confirmada?
Após realizar o agendamento você receberá um e-mail de confirmação. Ou seja, ao reservar uma data, sua visita já estará confirmada. O produtor do evento cultural vai acompanhar os agendamentos em tempo real. Além disso, a nossa equipe entrará em contato via WhatsApp para saber se está tudo certo (confirmando as datas e horários) e enviar os materiais educativos.
Que horas o ônibus chega na minha escola?
Caso seu grupo tenha sido contemplado pelo transporte sem custo, você receberá uma mensagem via WhatsApp com todas as orientações sobre o transporte, incluindo o horário de chegada.
Posso agendar para o período noturno?
Visitas no período noturno são possíveis para eventos à noite. Consulte os eventos disponíveis.
Por que o projeto é gratuito?
A Mediato Conecta se mantém gratuita para o usuário final porque recebe recursos de financiamento público. O projeto recebe o patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia. O projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Sua dúvida não foi respondida nesta página?
Mande um e-mail para conecta@mediato.art.br
Faça seu cadastro agora mesmo e aproxime mais escolas da arte! Clique aqui!



